As Misericórdias de Coimbra e São Pedro do Sul são duas das 23 instituições de solidariedade social escolhidas para receber o valor doado através da devolução de garrafas em plástico, no âmbito do projeto “Quando do Velho se Faz Novo, Todos Ganham. Ganha o Planeta!”. Os 23 eleitos foram escolhidos entre 36 participantes a concurso, numa votação online que decorreu de 5 de junho e 5 de julho e contou com 8373 votos.

O projeto-piloto para a devolução de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis arrancou em meados do mês de março com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas em plástico PET em 23 grandes superfícies comerciais de norte sul do país, sob o mote “Ajude Quem Ajuda e Todos Ganham”. As doações podem ser feitas até setembro de 2021.

Desde o início do mês de julho, as garrafas depositadas nas máquinas instaladas nas lojas Continente Viseu e Continente CoimbraShopping poderão reverter em dinheiro (2 a 5 cêntimos por garrafa) destinado às Misericórdias de São Pedro do Sul e Coimbra, respetivamente. Para isso basta que sempre que, ao devolver uma garrafa de plástico PET num destes pontos de recolha, opte pela doação do valor correspondente.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Misericórdia de Coimbra refere que o valor doado “é fundamental para apadrinhar as iniciativas de apoio social desenvolvidas” pela instituição.

Ao VM, João Marques, diretor geral Misericórdia de São Pedro do Sul, disse que esta é uma “iniciativa de louvar” e que “toda a ajuda é bem-vinda”, referindo ainda que “dependendo dos valores angariados” pretendem desenvolver dois “projetos que temos em carteira, um que tem a ver mais com a componente robótica na infância e outro com a requalificação das áreas envolventes da instituição”.

Este projeto de responsabilidade social e ambiental, gerido pela Associação de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), pretende incentivar comportamentos sustentáveis, promover a reutilização de embalagens PET e fomentar a economia circular.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves