Foram dez as Misericórdias da região a comparecer para mostrar os seus dotes culinários, numa iniciativa que visou promover o intercâmbio de experiências, sabores e saberes.
Ao VM, Alice Rodrigues, diretora técnica da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, que arrecadou um dos prémios neste concurso, disse ter-se tratado de uma iniciativa “louvável”, que proporcionou bons e “doces” momentos de confraternização entre utentes e pessoal afeto às instituições.
“Decidimos levar a concurso uma desconstrução ‘escangalhada’ do tradicional bolo-rei e tivemos o especial cuidado de o confecionar com muito pouco açúcar. O resultado final foi ótimo”, acrescentou a responsável, que ‘levou para casa’ um micro-ondas de prémio.
Para além deste concurso, onde todos - vencedores e vencidos - saíram a ganhar, o dia contou ainda com um workshop de pastelaria, a cargo de alunos do curso profissional de cozinha e pastelaria da Escola Profissional Gustave Eiffel.
O evento, que se realizou no âmbito do projeto ‘Na cozinha dos Avós’, foi animado pelo grupo de cantares Passagem de Nível – Universidade Sénior do Entroncamento, pelas ‘Meninas e Moças’, da Associação dos Lares Ferroviários, rancho do Centro de Ensino e Recuperação do Entroncamento (CERE) e foi abrilhantado com a prata da casa, com a atuação do grupo Cantigas de Cá", da Misericórdia do Entroncamento.
Os vencedores do concurso foram as Misericórdias do Entroncamento (Melhor Degustação), Pernes (Melhor Decoração) e Golegã (menção honrosa).
Voz das Misericórdias, Filipe Mendes