A Misericórdia de Gáfete celebrou o aniversário homenageando beneméritos

"Reconhecer e agradecer a quem sempre nos tem ajudado na nossa missão, foi isso que quisemos fazer com esta homenagem, porque entendemos que para caminhar com mais confiança para o futuro, há que saber o caminho que percorremos no passado".

É com estas palavras que o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete, José Manuel Vinagre, justifica a decisão de fazer a entrega de medalhas e distinções como forma de celebrar o 321º aniversário desta instituição do distrito de Portalegre.

A celebração realizou-se no dia 16 de novembro e ficará na história da instituição como o momento em que foram homenageados um grupo de beneméritos, entre os quais o antigo ministro Bagão Félix, e entidades como a Câmara Municipal do Crato e a Junta de Freguesia de Gáfete.

José Manuel Vinagre refere que foram entregues “13 medalhas a pessoas e entidades que, nos últimos 20 anos, com o seu apoio, entrega e doações, prestaram um contributo indispensável para a sustentabilidade e crescimento em termos do que são as valências da Misericórdia de Gáfete e naquela que é a sua missão mais nobre”.

A comunidade associou-se a esta celebração com a sua presença na Igreja onde foi celebrada missa, presidida por D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre - Castelo Branco, que aproveitou a ocasião para dar os parabéns à instituição pelo aniversário e pela iniciativa de reconhecer publicamente aqueles que são os seus beneméritos, referindo que “estes acontecimentos são importantes para uma consciência de pertença”.

Após a celebração, procedeu-se à entrega das distinções, começando por serem entregues os Diplomas e Medalhas de Benemérito da Irmandade da Misericórdia da Vila Nova de São João de Gáfete às instituições já referidas e a vários beneméritos pelo seu apoio e doações, alguns a título póstumo, seguindo-se a entrega das Medalhas de Irmão Honorário da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete àqueles que de “forma abnegada e dedicada” contribuíram para aquela que é a nova realidade desta Misericórdia.

Voz das Misericórdias, Patrícia Leitão