A celebrar 500 anos de existência (1520), a Santa Casa da Misericórdia da Horta (ilha do Faial) recebeu, no dia da Região Autónoma dos Açores, a insígnia Autonómica de Mérito Cívico e, no dia de Portugal, a insígnia da Ordem de Mérito.

A 6 de junho, durante as comemorações do Dia da Região Autónoma dos Açores (que se realizaram na cidade da Lagoa, ilha de São Miguel), o provedor da Santa Casa da Horta recebeu a insígnia pelas mãos do presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia. Esta é uma das quatro insígnias regionais que homenageia as instituições de relevância cívica, que contribuem para a comunidade onde se inserem nas áreas da ação social e cultural.

No feriado de 10 de junho, dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, a Misericórdia da Horta voltou a ser reconhecida. Por delegação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, Marco Silva recebeu a insígnia da Ordem de Mérito, que visa distinguir as ações e serviços praticados a favor da coletividade. Esta agraciação foi atribuída em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, através do representante da República nos Açores, Pedro Catarino.

“Não estávamos à espera. Foi uma agradável surpresa sermos reconhecidos a nível regional e nacional”, disse, satisfeito, Marco Silva.

Para o provedor da Misericórdia, ambas as homenagens refletem “o trabalho desenvolvido por todos os colaboradores, Mesas Administrativas e benfeitores ao longo destes 500 anos de serviço à comunidade”. Numa altura em que a Santa Casa da Horta celebra os seus 500 anos de existência, este é um “estímulo para quem lá trabalha” e que enaltece o papel da instituição na sociedade faialense.

A Misericórdia da Horta tem 185 funcionários e presta apoio a cerca de 450 pessoas em toda a ilha. As várias valências incluem a estrutura residencial para idosos, centro de dia, unidade de cuidados continuados, apoio ao domicílio, uma vasta rede de ATL em toda a ilha, centro de alojamento temporário, centro de atividades ocupacionais e ainda a Escola Profissional da Horta.

Voz das Misericórdias, Linda Luz