Foi inaugurada, no fim do mês de janeiro, a Quinta da Misericórdia de Santo António da Lagoa, nos Açores, após obras de requalificação, com espaços dedicados à exploração agropecuária e agrícola. O espaço irá contar ainda com um centro de atividades e capacitação para a inclusão (CACI) que deverá começar a ser construído ainda no decorrer deste ano.

Adquirida pela Misericórdia de Santo António da Lagoa à Diocese de Angra e Ilhas dos Açores em 2011, a quinta conta com uma longa história enquanto espaço que fornecia produtos alimentares ao Seminário da Ponta Delgada e ao Convento da Esperança.

No seguimento das obras de requalificação da ‘Quinta do Seminário’, como é conhecida, o espaço foi alvo de obras em três frentes principais: nas instalações dos colaboradores, nos terrenos para cultivo e nas infraestruturas para a criação animal.

Contando com as únicas estufas para produção de fruticultura na freguesia de Santa Cruz, o espaço de cultivo no terreno da quinta foi recuperado e preparado com cuidado para uma abordagem de agricultura biológica à produção de alimentos da quinta. Com uma ampla produção de ovos, fruta da época, carne de suíno, bovino e aves, a Misericórdia já garante autossuficiência para todas as suas valências a nível alimentar, preservando a manutenção da saúde dos solos, dos ecossistemas e das pessoas.

No que toca às instalações, além de novos espaços de apoio às atividades agrícolas, foi também criado um espaço próprio para refeições dos trabalhadores. Quanto à criação animal foram feitas obras profundas nas infraestruturas de apoio, dando-lhes uma nova vida como é o caso de um antigo estábulo, reconvertido em zona para criação de animais e também para lazer.

Para este ano ainda está previsto o início da construção de um CACI na quinta, ‘um dos maiores, se não mesmo o maior equipamento social dos Açores’, como disse o provedor António Borges, aquando da inauguração das obras.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira