Mais de 600 pessoas marcaram presença na gala dos 475 anos da Misericórdia de Leiria, que teve lugar no passado dia 18 e que marcou o início das comemorações da efeméride, que se vão prologar até ao final do ano.

Entre as iniciativas previstas estão a edição de um livro sobre a história da irmandade, a apresentar no dia 19 de outubro, e a realização de um seminário subordinado ao tema “As Misericórdias do Século XX”.

O arranque das comemorações fez-se com um espetáculo de dança e música, protagonizado por alunos da Escola de Dança Studio K, pela cantora Sofia Lisboa (ex-vocalista da banda Silence 4), acompanhada ao piano por Paulo Figueiredo, pela fadista Elsa Gomes, pelo coro do Jardim-Escola de Deus e pelo grupo de jovens do Projecto Community.

Foi uma noite de festa que pretendeu celebrar quase cinco séculos de existência, “uma história repleta de solidariedade, pilar principal que sustenta a sua existência”, como frisou o provedor Carlos Poço. “Esta é uma instituição que deve encher de orgulho todos os leirienses. É uma instituição que equilibra, quando a sociedade cria desequilíbrios. Completar 475 anos a servir num território é uma história bonita”, afirmou, por sua vez, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

Durante a sua intervenção, o provedor agradeceu aos trabalhadores, que “dão o seu melhor para ajudar e auxiliar aqueles que mais precisam do nosso apoio”, e assegurou que a instituição pretende “continuar a mobilizar Leiria em torno de diversas atividades que visam promover solidariedade”. Nesse sentido, desafiou a sociedade civil, nomeadamente as empresas, a associarem-se à Misericórdia para a promoção de projetos sociais conjuntos.

Carlos Poço falou ainda de alguns dos desafios que se apresentam à instituição. Um deles passa pela requalificação do Lar de Nossa Senhora da Encarnação, que, ao fim de 30 anos, irá ter uma intervenção “profunda”. Ao Voz das Misericórdias, Carlos Poço adiantou que se trata de um investimento na ordem dos 2,7 milhões de euros, para os quais já está assegurado um apoio do Portugal 2020 na ordem dos 850 mil euros.

Voz das Misericórdias, Maria Anabela Silva