Este vinho de mesa distingue-se por ser “envelhecido em cascas de carvalho”, influenciando assim o seu sabor, aroma, textura e até cor. Tem vindo a receber vários prémios, ao longo dos anos, e “sem o cuidado com que os vinhos são feitos, sem os tratamentos que têm de ser dados às vinhas e o próprio carinho com que a vindima é feita, como o vinho é tratado, não seria possível chegar aqui”, disse o provedor da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.
A instituição tem pouco mais de cinco hectares de vinha, adquirida numa herança “especial”, mas também resultado de plantações feitas posteriormente. Segundo António José Vaz, trata-se de uma “pequena” produção, mas que se destaca pela sua “qualidade”. “É um orgulho ver essa qualidade ser distinguida com o certificado medalha de ouro”, salientou.
Recentemente a instituição fez um investimento de cerca de cinco mil euros para a compra de cinco barricas em casca de carvalho, "fundamental para que o vinho possa manter a qualidade que hoje tem". Face aos custos “elevados” na produção e confeção da bebida, o provedor entende que é preciso fazer uma aposta “cada vez mais forte” na qualidade, permitindo assim “maximizar” a rentabilidade do vinho.
No ano passado, a Misericórdia de Macedo de Cavaleiros produziu 19 mil litros de vinho. Este número varia de ano para ano, consoante as condições meteorológicas.
O vinho Quinta do Lombo Grande Escolha Touriga Nacional Tinto 2020 e outros vinhos produzidos pela Santa Casa podem ser comprados na Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, mas também online ou em estabelecimentos comerciais desta cidade.
Voz das Misericórdias, Ângela Pais