A Santa Casa da Misericórdia da Maia distinguiu, no passado dia 27 de novembro, treze trabalhadores que, este ano, completam 20 anos ao serviço da instituição e quatro irmãos que completam meio século de filiação na Irmandade.

Depois de um interregno obrigatório em 2020, motivado pela pandemia, a Santa Casa da Misericórdia da Maia retomou “a realização presencial das singelas cerimónias tradicionalmente realizadas em novembro”, refere nota de imprensa.

Este ano, a sessão contou apenas com a participação dos homenageados, mas realizou-se “com a mesma emoção e significado”.

A ocasião foi também aproveitada para homenagear com o Prémio Fernando de Almeida (fundador da Misericórdia), o padre Domingos Jorge Duarte do Aido, pároco da Maia e capelão da instituição, pelo seu “trabalho não só na parte religiosa, mas também na vertente social, pela criação do Lar de Nazaré”, lembrou a provedora Maria de Lurdes Maia ao Voz das Misericórdias (VM). “Estas distinções constituem o reconhecimento por pessoas que têm ajudado a Misericórdia a engrandecer a sua obra, através do seu trabalho e abnegação”, acrescentou Maria de Lurdes Maia.

A cerimónia serviu ainda para atribuir a Bolsa de Estudo Prof. Doutor José Vieira de Carvalho, no valor de 1250 euros e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola, distinguindo um jovem aluno do concelho que completou o ensino secundário com média final de 20 valores e que frequenta, atualmente, o mestrado em Medicina Dentária. 

Outras três bolsas ou menções honrosas, no valor de 400 euros cada, foram entregues a estudantes que completaram o ensino secundário também com médias de 20 e 19 valores. “Além do apoio a estes alunos, a bolsa de estudo é uma maneira de homenagear o professor Vieira de Carvalho, que foi provedor, presidente da Câmara Municipal da Maia e professor do ensino superior”, recorda a provedora.

Voz das Misericórdias, Paulo Sérgio Gonçalves