Mais de um século depois, a Misericórdia da Mealhada abriu pela última vez as portas do Mercado da Mealhada, espaço que geriu e dinamizou desde 1908. A cerimónia decorreu a 10 de fevereiro, pondo um fim a este uso do espaço, que vai agora ser transformado num moderno complexo social.

No último sábado do Mercado da Mealhada, a Misericórdia prestou uma homenagem tanto aos comerciantes como aos clientes, que, segundo nota enviada, contribuíram para a construção “da rica história deste mercado”.  Como se podia ler em cartaz afixado no recinto: “Aos feirantes e clientes: obrigado por manterem vivo o Mercado nestes 115 anos”.

O provedor da Misericórdia da Mealhada, João Peres, esteve presente no último dia da feira e, em jeito de agradecimento, entregou sacos da instituição aos feirantes que davam cor a esta feira a céu aberto, vendendo alimentos (legumes, fruta, carne, peixe, doçaria), flores, as mais variadas peças de roupa e produtos para a casa.

O Mercado da Mealhada foi um ponto central para a vida da comunidade local desde a sua criação em 1908, ao promover o comércio regional e servindo como um ponto de encontro para os residentes. Ao longo de 115 anos, a Misericórdia foi a guardiã deste espaço, acolhendo feirantes de toda a região e fornecendo serviços essenciais aos mealhadenses e bairradinos. Na nota divulgada, a Santa Casa manifesta a sua “profunda gratidão” e reconhece “o papel fundamental desempenhado por todos aqueles que mantiveram viva esta tradição tão significativa”.

Com o fim de um ciclo há um outro que se inicia: o espaço que permitia proximidade entre feirantes e a população de toda a região da Bairrada vai abrigar um complexo social planeado para atender às necessidades da comunidade. Além de uma nova residência com capacidade para 120 idosos, o complexo contará com instalações ampliadas para o centro de dia e ainda uma nova cozinha e lavandaria que servirão todas as valências da Misericórdias espalhadas pela cidade.

 

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira