As Misericórdias de Marco de Canaveses e Peso da Régua foram agraciadas com menções honrosas na oitava edição do Prémio Manuel António da Mota.

A cerimónia teve lugar a 3 de dezembro no Palácio da Bolsa, no Porto, na presença do primeiro-ministro António Costa.

A Misericórdia de Marco de Canaveses foi distinguida pelo projeto CRIART – Construir Recursos para a Inclusão com ART(E), que visa a inclusão social de jovens da Associação de Respostas Terapêuticas (ART) e de idosos da estrutura residencial da Santa Casa.  O projeto é desenvolvido em parceria com a ARS Norte, Universidade do Porto e i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e tem como eixos centrais a inclusão social e formação dos jovens e profissionais das instituições parceiras.

Por sua vez, a Santa Casa de Peso da Régua foi premiada pelo projeto de literacia digital que recorre a robôs para ensinar matemática e ciências às crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, desde fevereiro deste ano. Esta foi a segunda distinção atribuída ao Clube de Programação e Robótica – CodeMode, depois de em julho deste ano ter sido o grande vencedor do Prémio Maria José Nogueira Pinto.

Na sua 8ª edição, a Fundação Manuel António da Mota distinguiu organizações que se dedicam a combater a pobreza e exclusão social, com particular enfoque na pobreza infantil, dos jovens e famílias, questões da educação e emprego.

Fotografia: Fundação Manuel António da Mota