Na mensagem dirigida ao presidente da UMP, D. Américo Aguiar afirmou que apenas pretende ‘dizer-lhe, dizer a todos, gritar bem alto obrigado’

O Bispo Auxiliar de Lisboa enviou uma mensagem de amizade e agradecimento à União das Misericórdias Portuguesas (UMP) por todo o trabalho realizado pelas Santas Casas pelo país fora neste ano difícil marcado pela pandemia provocada pela Covid-19.  D. Américo Aguiar realçou que nesta altura do Natal quer “apenas torna-me presente junto de si e de toda a grande família da Santa Casa da Misericórdia”.

Lembrando os cinco séculos de vida das Misericórdias portuguesas, o Bispo Auxiliar de Lisboa destacou que ao longo dos anos estas instituições “já viveram muitas pandemias, guerras, pestes e mudanças de regime mais ao menos violentos e fatais”. Apesar de esta ser apenas mais uma pandemia, para “muitos é a pandemia das suas e nossas vidas”.

Por isso, na mensagem dirigida ao presidente da UMP, D. Américo Aguiar afirmou que apenas pretende “dizer-lhe, dizer a todos, gritar bem alto obrigado”. Um obrigado que estendeu aos órgãos sociais, irmãos, benfeitores, voluntários e trabalhadores das Misericórdias que diariamente prestam auxílio a quem mais precisa, nomeadamente aos que padecem com a Covid-19. 

D. Américo Aguiar agradeceu ainda os familiares destas pessoas que fazem das Misericórdias as instituições de bem cuidar que são. “Obrigado aos familiares de todos vós pelo sacrífico das vossas ausências em casa e pela gestão do medo que isso significa”. 

O Bispo Auxiliar de Lisboa terminou a sua mensagem com votos de “Santo e Feliz Natal para toda a família da Santa Casa da Misericórdia”.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves