Segundo o provedor da Misericórdia de Mogadouro, João Henriques, este prémio é, acima de tudo, um “reconhecimento” do que fazem e, por isso, só podem ter “orgulho”. A distinção foi no valor de cinco mil euros.
Já não é a primeira vez que este serviço é reconhecido, tendo já recebido o Prémio Maria José Nogueira Pinto e o Prémio Fidelidade Comunidade.
O serviço de apoio domiciliário à demência está no terreno há sete anos. O apoio, que consiste em “médico neurologista, enfermeiro, psicóloga, animação, ajudas técnicas e teleassistência”, é levado a casa das pessoas com demência, sem representar qualquer custo para o utente. A regularidade na prestação de cuidados depende da patologia de cada um, podendo ser diária, semanal ou quinzenal.
O provedor João Henriques adiantou ainda que o número de pessoas abrangidas tem vindo “sempre a crescer”, apoiando atualmente 262.
Ao longo destes anos, já foram feitas “cerca de 1500 consultas de neurologia em casa das pessoas” e já foram percorridos “250 mil quilómetros” para prestar o serviço. “Atuamos em toda a área do nosso concelho e. se pensarmos que a dimensão do concelho de Mogadouro é sete vezes maior do que a dimensão do concelho de Lisboa e 18 vezes maior que a do concelho do Porto, então percebemos os quilómetros que temos de fazer para chegar a casa das pessoas”, sublinhou.
Por mês, a Misericórdia de Mogadouro investe cinco mil euros e a Câmara Municipal de Mogadouro outros cinco mil euros, para que o apoio seja gratuito à população. “Os nossos utentes reconhecem que só com o apoio da Misericórdia e da Câmara é que conseguem ter o serviço gratuito, porque de outra forma era impossível tê-lo”, frisou o provedor.
Esta foi a quarta edição dos Prémios Humanizar a Saúde, da Teva. A cerimónia de atribuição dos prémios aconteceu no passado dia 19 de novembro, no Centro Cultural de Belém. “Estes prémios são um exemplo claro do empenho da Teva em melhorar a saúde dos nossos doentes, uma vez que confirmam que, com inovação e dedicação, podemos criar um ambiente mais acolhedor e solidário, onde cada indivíduo recebe o cuidado e a atenção que merece”, disse a Diretora Geral da Teva Portugal, Marta Gonzalez Casal.
Foto arquivo VM.
Voz das Misericórdias, Ângela Pais