A Misericórdia de Monchique recebeu no mês de agosto uma oferenda de 80 mantas feitas em crochê pela associação ‘Espiral de Vontades’, do mesmo concelho. As mantas foram entregues aos 80 utentes da estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI) da Misericórdia, depois de terem sido parte integrante do projeto ‘A maior bota do mundo’, promovido pela associação de apoio a desfavorecidos.

‘A maior bota do mundo’ é o nome dum projeto impulsionado pela ‘Espiral de Vontades’, que consistiu na tentativa de construir, com rosetas em crochê, uma superfície em forma de bota grande o suficiente para ser reconhecida pelo Guinness World Records. Para o conseguir, as rosetas foram feitas “não só por residentes do concelho de Monchique”, como se pode ler na nota divulgada pela Santa Casa, mas também com “um manifesto trabalho solidário de muitos participantes a nível nacional, principalmente seniores”. A Misericórdia chama a atenção para o facto de “que idosos e funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Monchique contribuíram igualmente com rosetas em crochê” para a instalação.

Entre os dias 8 e 12 de julho deste ano a comunidade reuniu-se para ajudar nos preparativos da montagem desta grande bota solidária composta por mais de 52 mil rosetas. A bota “esteve em exibição nos dias 13 e 14 de julho no campo de futebol do Juventude Desportiva Monchiquense”. Após a mostra, a associação aguarda agora confirmação para colocar Monchique no livro dos recordes do Guinness.

Uma vez montada e medida a construção final, as mantas “estão a ser distribuídas por diversas instituições”, principalmente da zona algarvia, embora já tenha feito chegar algumas mantas à Misericórdia de Vila de Frades (distrito de Beja). Após já ter oferecido mantas às Misericórdias de Estômbar, Lagoa e Lagos, a ‘Espiral de Vontades’ partilhou com o VM ter planos para entregar ainda a outras Santas Casas algarvias como Alcantarilha, Boliqueime e Silves.

Voz das Misericórdias, Duarte Ferreira