A UMP foi distinguida com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal pela Câmara Municipal de Ourém.

A homenagem teve lugar a 20 de junho, nos Paços do Concelho, no âmbito da sessão solene de comemoração do Dia do Município.

A distinção entregue à União, representada naquela cerimónia pelo presidente do Secretariado Nacional, Manuel de Lemos, deve-se à criação e gestão de duas unidades de referência no concelho e pelo seu contributo na criação e manutenção de postos de trabalho. As duas unidades são o Centro João Paulo II, que acolhe pessoas portadoras de deficiência profunda há mais de duas décadas, e a Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, construída de raiz para acolher pessoas com demência e a funcionar desde 2013.

Durante o seu discurso, o presidente da Câmara Municipal (CM), Paulo Fonseca, referiu que serviço público não é uma exclusividade das instituições públicas, mas sim uma congregação de esforços. “Aquilo que todos fazem por todos”, disse o autarca, destacando o contributo de empresas e instituições para o desenvolvimento local, com especial atenção à criação e manutenção de postos de trabalho.

Segundo Paulo Fonseca, o concelho de Ourém tem uma das mais baixas taxas de desemprego do país. “Por isso escolhemos instituições que desenvolvem serviço público reconhecido pelo mérito e sem as quais a sociedade já não pode passar”, afirmou o autarca a propósito das distinções entregues.

O administrador-delegado do CJPII e da unidade Bento XVI, Joaquim Guardado, e o assessor do presidente da UMP, Aurelino Ramalho, também marcaram presença na sessão solene.