A Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) participou no concerto de ano novo solidário organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira.

 Foi no passado dia 13 de janeiro.

Angariar fundos para a requalificação de dois quartos do lar residencial São Vicente, em Albufeira, foi o mote para que a cooperação cultural encetada em setembro do ano passado pelas Misericórdias de Albufeira e do Fundão escrevesse mais um capítulo na sua recente história. 

A parceria cultural entre as duas Santas Casas começou em setembro de 2017. Segundo o provedor Jorge Gaspar, em comunicado enviado, o arranque deste trabalho com a Misericórdia de Albufeira aconteceu a propósito de uma noite solidária de fados. O evento decorreu na Quinta Pedagógica da instituição e contou com a participação da fadista algarvia Raquel Peters que atuou com a Academia de Música e Dança do Fundão. O concerto, destaca o provedor, visava “angariar fundos para a aquisição de novo mobiliário para o lar da Misericórdia do Fundão”.

Na segunda vez que a orquestra da AMDF e Raquel Peters se encontraram o motivo foi igualmente nobre, como nos revela a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Patrícia Seromenho: “Os fundos recolhidos no concerto solidário são para requalificar dois quartos do Lar São Vicente. Nestes dois quartos habitam quatro jovens adultos com um elevado grau de dependência, por isso é importante adaptar os quartos à realidade das problemáticas destes utentes.”

Segundo a provedora o concerto “correu maravilhosamente bem”. Realçando que “a população é ainda muito relutante a este tipo de eventos”, Patrícia Seromenho considera que, apesar disso, a afluência foi muito significativa. “O impacto da iniciativa já se faz notar, pois quem foi ao concerto não sabia muito bem para o que ia e no final ficou muito satisfeito. Superou as expetativas.” 

Para ler na íntegra na edição de janeiro do jornal Voz das Misericórdias.