As Misericórdias de Coimbra, Marco de Canaveses e Montemor-o-Novo foram distinguidas na 8ª edição do Prémio BPI “La Caixa” Seniores

As Misericórdias de Coimbra (na foto), Marco de Canaveses e Montemor-o-Novo foram distinguidas na oitava edição do Prémio BPI “La Caixa” Seniores, em outubro, com projetos de cuidados integrados ao domicílio, que potenciam um envelhecimento ativo, saudável e em casa. Na presente edição, 24 instituições foram contempladas com uma verba total de 750 mil euros, atribuída pelo BPI e a Fundação "La Caixa".

No atual contexto de pandemia, marcado pelo confinamento e encerramento de centros de convívio e centros de dia, o júri valorizou projetos que dão resposta às necessidades crescentes dos idosos em casa e combatem os efeitos do isolamento, responsáveis por acentuar situações de depressão e demência, conforme refere nota informativa.

Em Montemor-o-Novo, a Misericórdia vai aplicar a verba atribuída para maximizar a qualidade de vida dos idosos em situação de isolamento e reforçar os serviços de apoio domiciliário de alimentação e higiene, em complementaridade com outros cuidados especializados. Segundo a provedora, Paula Ciríaco Rosado, este projeto permite “encurtar distâncias”, num contexto rural e de elevada dispersão, através da presença de técnicos no domicílio dos utentes.

No centro do país, a Misericórdia de Coimbra pretende colmatar a necessidade de um apoio domiciliário mais permanente que inclua a prestação de cuidados de saúde, adaptado à atual realidade. Segundo o coordenador geral, Joel Araújo, esta iniciativa surge na sequência da identificação de casos de “isolamento, ausência de cuidados ao fim de semana, aumento de riscos psicológicos e físicos, decorrentes da pandemia”. Neste âmbito, está previsto o alargamento de serviços prestados às áreas da saúde, psicologia e animação, e do número de pessoas apoiadas (30 para 40), com o correspondente aumento da equipa de trabalho.

Num território rural de baixa densidade e com idosos em situação de isolamento e vulnerabilidade social, a Misericórdia de Marco de Canaveses continua a apostar numa abordagem multidisciplinar ao domicílio, que inclui desde a gestão da doença e administração da terapêutica, ao apoio funcional, social e na saúde mental. A intervenção incide na promoção de autonomia e funcionalidade e é assegurada por uma equipa constituída por farmacêutica, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, médica, enfermeira e assistente social.

Em 2020, o Prémio BPI “La Caixa” Seniores foi adaptado ao contexto atual, apoiando projetos que dão respostas concretas às pessoas afetadas pela crise pandémica.

Créditos Fotografias: BPI Solidariedade 

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas