Em Alcobaça, o projeto ‘Da sombra se faz luz’ recebeu um apoio de 25 mil euros para construir dois espaços de sombra no jardim do lar residencial, de forma a permitir a dinamização de atividades junto dos idosos e pessoas com deficiência que estão no lar. O objetivo é melhorar a saúde física e mental com um maior usufruto do espaço exterior, possibilitando também uma maior interação com a comunidade de Évora de Alcobaça, freguesia onde o projeto será desenvolvido.
O projeto ‘Musicalidade 4.0’, da Misericórdia do Marco de Canaveses, foi apoiado em 24.400 euros para combater o isolamento social dos mais idosos através de musicoterapia, estimulando a curiosidade e a comunicação, além de ajudar a prevenir e/ou travar a deterioração mental e física do idoso.
Em Oliveira do Bairro, o projeto ‘AtivaMente’ prevê um acompanhamento no Centro Rainha D. Leonor para retardar as perdas associadas à evolução da doença de Alzheimer. Com um apoio de 25 mil euros, o projeto irá ainda prestar apoio aos cuidadores informais dos doentes, prevenindo a depressão e o burnout.
No distrito de Coimbra, a Misericórdia de Semide viu o projeto ‘Impacto Positivo – Comunidade Mais Solidária e Inclusiva’ receber um apoio de 22.360 euros para criar um serviço de transporte e acompanhamento gratuito na ida de idosos a consultas e exames médicos, ou outros serviços da comunidade, com uma aposta na promoção da autonomia e no combate ao isolamento dos idosos.
Em 2023, apenas uma Misericórdia foi galardoada pelos Prémios Caixa Social: Almada, com o projeto ECOA - Espiral Criativa Oficina Almada, destinado a pessoas em isolamento e/ou com problemas de saúde mental.