As Misericórdias de Coimbra, Sever do Vouga, Peso da Régua, Armamar e Belmonte estão a participar no concurso do projeto-piloto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta”. A iniciativa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática visa incentivar a devolução de garrafas PET para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.

O projeto começou com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas PET não reutilizáveis em 23 grandes superfícies de norte a sul do país e conta agora com 36 instituições de apoio social ou ambiental candidatas a receber os donativos angariados em cada uma das máquinas.

Sempre que os consumidores devolvem garrafas nas máquinas de recolha automática recebem o valor de dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros e cinco cêntimos acima de 0,5 e até 2 litros. Os consumidores podem utilizar a quantia em compras nos espaços comerciais onde estão localizadas as máquinas ou optar pelo donativo.

Entre as Misericórdias candidatas a receber o valor angariado com a devolução de garrafas, Coimbra propõe-se a “criar novos laços” com idosos a produzir bonecos e outras peças para serem doadas a crianças carenciadas. Sever do Vouga optou por beneficiar mulheres desempregadas através de formação em novas tecnologias e agricultura biológica. Belmonte candidatou a criação de um banco de ajudas técnicas, Armamar apostou na sensibilização de utentes e funcionários para a importância da reciclagem e, por fim, Peso da Régua quer incentivar as crianças para uma alimentação mais saudável.

A votação online para escolha das instituições de apoio social que receberão o valor dos donativos angariados através do projeto-piloto arrancou no dia 5 de junho e termina a 5 de julho. A votação pode ser feita no site dovelhosefaznovo.pt/ajuda. O anúncio das instituições eleitas pelos consumidores está agendado para dia 15 de julho.