Diana Ferreira de Almeida é jurista na UMP e mãe de dois rapazes. Há pouco tempo estreou-se na literatura infantil

Diana Ferreira de Almeida, 35 anos, é jurista no Gabinete de Assuntos Jurídicos da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e autora do livro “Hoje Pequeno, Amanhã Grande”, editado pela Chiado Editora, em 2018. Mãe de dois rapazes, com 4 e 6 anos, a consultora jurídica, formada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, inspirou-se na sua experiência da maternidade para escrever pequenos contos destinados ao público infantojuvenil.

De Beja, onde nasceu em 1985, para Lisboa, onde residiu a partir dos 6 meses, Diana Almeida descreve o seu percurso na capital, sem nunca esquecer o legado dos avós maternos na região a sul do Tejo. “Gosto de dizer que sou alentejana porque metade das minhas origens está lá”.

Outra herança que reconhece com orgulho é a ligação ao Direito, que faz parte da sua vida familiar desde que se lembra. Filha de um juiz, neta de um conservador e bisneta de um solicitador, Diana Almeida confessa que a decisão foi tomada com “total liberdade”, dentro da área das Humanidades, que a apaixonava desde a juventude.

Recuando no tempo, conclui que a viagem que fez com os pais à Ilha das Flores (Açores), na juventude, foi o momento em que começou a fazer uso das palavras para criar histórias, expressar ideias e canalizar emoções. Um ano mais tarde (1998) arrecadou uma menção honrosa, no concurso “DN Jovem”, com um texto inspirado nessa memória, onde descreveu a “natureza no seu estado mais puro”.

Desde então, nunca mais parou de escrever. As professoras do liceu e ensino secundário foram as principais impulsionadoras nessa fase de enorme liberdade criativa, sem constrangimentos, em que produziu dezenas de textos, poemas e reflexões inspiradas nas inquietações da adolescência. Hoje, nota que as palavras não jorram com a mesma fluidez, mas insiste em registar as suas impressões do quotidiano, com o rigor transmitido pelo pai, que sempre a incentivou a “ler muito e escrever bem”.

A maternidade foi um ponto de viragem neste percurso. Depois de nascer o primeiro filho, sentiu mais uma vez necessidade registar as surpresas e descobertas diárias. “Quando o Afonso nasceu havia tanta coisa engraçada que ele ia fazendo e dizendo que decidi começar a escrever para não me esquecer”. Começaram então a nascer as pequenas histórias, inspiradas nessas peripécias diárias, que viriam a ser incluídas no livro “Hoje Pequeno, Amanhã Grande”.

Na licença de maternidade do segundo filho (2017), terminou a empreitada iniciada em 2016, com a colaboração de um jovem ilustrador, igualmente estreante nas artes da literatura infantil. Depois da resposta afirmativa da editora, seguiram-se apresentações pela capital, em eventos como a Feira do Livro, que permitiram conhecer o funcionamento do mercado editorial. “Em Portugal é dificílimo publicar um livro se não tiveres nome”, lamenta.

Apesar das dificuldades na divulgação do livro, que está disponível para venda online nas principais livrarias do país, a jovem autora não baixa os braços e já vislumbra uma segunda obra no horizonte, que dê continuidade ao primeiro volume, para continuar a alimentar a biblioteca dos filhos e amigos de escola.

Para Diana Almeida, contar e inventar histórias é uma manifestação de afeto, que recebeu dos pais na infância e que pretende continuar a transmitir aos filhos. As histórias que partilham em família, no aconchego dos beliches em casa, são um momento único que não dispensam no final de cada dia. “É o nosso momento, uma rotina nossa. E isso faz com que ganhem o gosto pela literatura, sobretudo o Afonso que começou agora a aprender a ler na escola”, conta.

As aventuras do protagonista do livro “Hoje Pequeno, Amanhã Grande” já povoam o imaginário dos utentes dos equipamentos da UMP, na sequência de uma doação feita em 2018, e continuam à espera de pequenos leitores nas prateleiras de todo o país. Por isso, em tempo de isolamento, convidamo-lo a conhecer a criança de cabelos doirados e outras personagens que habitam o universo literário de Diana Ferreira de Almeida. Os leitores (pequenos e graúdos), que já o fizeram, garantem: não se vai arrepender.

Estreia na literatura infantil

O primeiro livro de Diana Ferreira de Almeida, destinado ao público infantojuvenil, foi lançado em abril de 2018, pela Chiado Books, especializada em autores contemporâneos. Apesar da formação e ligação familiar ao Direito, a jurista da UMP sempre gostou de ler e criar histórias, tendo sido premiada na juventude, com um prémio e menção honrosa, no concurso “DN Jovem”.

Experiência profissional na União

A ligação à UMP começou em outubro de 2010, com um estágio no Gabinete de Assuntos Jurídicos (GAJ). Depois de um interregno, em que trabalhou como consultora jurídica na área do Direito Médico, regressou à UMP para integrar a equipa do Grupo Misericórdias Saúde, transitando novamente para o GAJ, em junho de 2016. Esta experiência profissional na UMP já dura há 7 anos.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas