- Início /
- Misericórdias /
- Notícias /
- Santar | ‘Estamos a celebrar a concretização de um compromisso social’
Este projeto nasceu da doação de um imóvel em ruínas, feita por Paula Viotti, filha de Aires Ferreira, falecido em 2015. O nome das residências presta homenagem à memória daquele que foi um benfeitor da instituição e cujo legado se perpetua agora ao serviço da comunidade. “Hoje estamos orgulhosos e gratos à senhora provedora dra. Infância Pamplona e à Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Santar por terem convertido uma ruína num bem comum. Obrigada por ter sonhado tão alto com uma coisa tão pequenina. Que sejam felizes todos aqueles que desta casa vierem a usufruir”, declarou Paula Viotti durante a cerimónia.
Com capacidade para dez residentes, o edifício distribui-se por três pisos, cada um com o nome de personalidades marcantes da história da Misericórdia de Santar: Serafim Rodrigues, Natália Vicente e Lucília Paiva. A homenagem pretende “eternizar o legado daqueles que caminharam connosco, que transformaram ideias em ação e missão em realidade”, destacou a provedora.
A responsável sublinhou ainda que esta inauguração representa mais do que a abertura de um espaço físico. “Estamos a celebrar a concretização de um compromisso social profundo, com base na dignidade, equidade e respeito pelos direitos de todas as pessoas, em especial daquelas que enfrentam maiores barreiras para alcançar uma vida independente, favorecendo a sua integração plena na comunidade e contribuindo para a construção de oportunidades e de um futuro mais justo”, afirmou.
Segundo Infância Pamplona, a residência será “um lugar de vida, partilha e desenvolvimento”, dispondo de quartos individuais, áreas comuns, apoio técnico e emocional, bem como atividades formativas e de convívio. “Estas residências são espaços pensados não para isolar, mas para integrar; não para assistir, mas para capacitar, simbolizando um passo concreto na promoção da inclusão social”, reforçou, dirigindo palavras de encorajamento aos profissionais que irão integrar a equipa: “O vosso trabalho pode transformar vidas e isso é algo profundamente valioso”.
A provedora não deixou de destacar o gesto “de enorme nobreza e confiança” de Paula Viotti que, em 2016, doou à instituição a casa que deu origem ao projeto. “Ao doar o imóvel, em ruínas é certo, ajudou-nos a acreditar que era possível realizar o nosso sonho”, referiu com emoção.
Projeto de união e solidariedade
A cerimónia de inauguração contou com a presença de diversas personalidades ligadas à área social e institucional, entre elas o diretor da Segurança Social de Viseu, Joaquim Seixas, que considerou o espaço “uma excelente resposta para pessoas com deficiência”.
O evento contou também com a presença de vários provedores de Misericórdias do distrito de Viseu e do presidente da União das Misericórdias Portuguesas. Manuel de Lemos enalteceu o trabalho da provedora de Santar. “Esta inauguração é um verdadeiro exercício de cuidado com os outros”, afirmou.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, elogiou a liderança e visão de Infância Pamplona, destacando o “humanismo e excelência” da sua atuação, que tem contribuído para “um concelho mais inclusivo e com uma forte componente social”.
Voz das Misericórdias, Cármina Fonseca