Foram cerca de mil as pessoas que beneficiaram do Raízes Baobá, um projeto de intervenção social levado a cabo pela Misericórdia do Seixal junto dos moradores do bairro de Santa Marta e que, ao longo do último ano, promoveu a melhoria de condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida naquele território.

O projeto Raízes Baobá surgiu no âmbito do programa Bairros Saudáveis e terminou em dezembro de 2022.

Segundo nota da Santa Casa, o foco deste projeto passou por dinamizar “iniciativas de desenvolvimento local e de capacitação das comunidades locais” e por “viabilizar intervenções eficazes”, para criar uma comunidade mais resiliente, inclusiva e saudável através da construção e requalificação de espaços e eliminação de fatores de discriminação, contribuindo ainda para uma imagem positiva das diferentes comunidades.

Assim, ao longo de um ano, a equipa da Misericórdia, em conjunto com diversos parceiros sociais (autarquia local, escolas, organizações não governamentais da área da cultura, universidades, IEFP, entre outros) desenvolveu atividades que permitiram “melhorar as condições de vida das pessoas daquele bairro”, conta Sofia Góis, psicopedagoga da Misericórdia.

Entre as ações desenvolvidas incluíram-se, por exemplo, a criação de um programa de literacia em saúde, o desenvolvimento de ações de apoio educativo e formativo para combater o insucesso escolar, a regularização de questões urbanísticas, como o melhoramento do acesso a redes de água, saneamentos eletricidade e gás, e a criação de oficinas de reparação de eletrodomésticos.

Situado na freguesia de Corroios, o bairro de Santa Marta é um complexo habitacional que surgiu na década de 70 do século XX e tem proliferado até aos dias de hoje devido às sucessivas vagas migratórias oriundas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Com poucas condições de habitabilidade, era, segundo a Santa Casa do Seixal, “imperativo atuar neste território e desenhar uma política social e de saúde de proximidade”, para que as pessoas que ali habitam pudessem adquirir “recursos para a edificação de um futuro mais saudável”.

O Raízes Baobá foi financiado em 50 mil euros pelo programa Bairros Saudáveis, conseguindo ainda um financiamento de mais 126 mil euros através de diversos parceiros sociais que investiram neste projeto de melhoria de condições de vida de uma população vulnerável.

Voz das Misericórdias