Lançado em junho, o jornal ‘A Voz do Nabão’, da Misericórdia de Tomar, pretende aproximar a Misericórdia da comunidade

A Misericórdia de Tomar publicou, no início do mês de junho, a primeira edição do novo “órgão noticioso” da instituição, o jornal “A Voz do Nabão”. Com esta publicação, que vai ser semestral, a Misericórdia quer promover o diálogo com a comunidade, dar a conhecer aos leitores o que é a Santa Casa de Tomar e contribuir para o conhecimento geral do movimento das Misericórdias em Portugal.

A ideia de criar um “órgão noticioso” da Santa Casa de Tomar era um “desejo antigo” da atual Mesa Administrativa, mas que só agora foi “possível concretizar”, começou por dizer ao VM o provedor da Misericórdia, António Alexandre. “A vontade de criar um jornal surgiu porque fui-me apercebendo que na comunidade não se sabia bem o que era a Misericórdia tomarense, o que fazíamos, um exemplo gritante disso é por exemplo a Praça de Toiros, que pertence à Misericórdia há mais de 100 anos, mas que a maior parte da população desconhecia esse facto, ou a casa mortuária, de que também somos proprietários e que muitos ainda hoje desconhecem isso”, referiu o provedor.

Assim, e como forma de dar a conhecer à comunidade o que se faz na Santa Casa, a instituição decidiu criar este “órgão noticioso que pretende ainda ser uma síntese do que já se fez e do que queremos fazer a seguir”.

Com a criação do jornal “A Voz do Nabão” a Misericórdia quer, segundo o provedor, “chamar atenção das pessoas para as várias dimensões da Misericórdia, não somos só um lar de idosos, e queremos também criar um diálogo permanente entre a Santa Casa e a comunidade, que se prolongue no tempo, para disseminar o conhecimento não só sobre a Misericórdia de Tomar, mas também do movimento das Misericórdias”.

Ao longo das 12 página que compõem esta primeira edição, a Misericórdia faz, nas palavras do provedor, uma radiografia do que é a Santa Casa de Tomar, dando a conhecer aos leitores vários aspetos da sua história, do património, bem como da ação diária que desenvolve nas diversas respostas sociais que detém.

Nos próximos números, a ideia passa por “dar a conhecer mais em pormenor as atividades que desenvolvemos, as pessoas que fazem parte da instituição, que são peças importantes no nosso funcionamento diário, e ainda ter artigos de opinião sobre vários temas que achemos que têm interesse debater, nas mais diversas áreas, para desta forma contribuirmos para a reflexão, análise e debate sobre os desafios que se nos impõem”, referiu António Alexandre. 

A edição número um do jornal da Santa Casa foi distribuído como suplemento do jornal semanal ‘Cidade de Tomar’ para “chegar a mais pessoas”, uma vez que “o jornal é enviado para a comunidade de Tomar que reside fora do concelho, seja em território nacional ou no estrangeiro”, contou o provedor que assume também a função de diretor do jornal.

Este acordo foi, segundo o provedor, estabelecido para a primeira edição, mas “vai continuar nas próximas edições”, pois considera que esta é “sem dúvida uma ótima forma de disseminarmos informações sobre a Misericórdia junto de toda a comunidade tomarense”.

Para além de ser entregue a todos os que compram ou assinam o jornal ‘Cidade de Tomar, sem que o preço aumente, o jornal ‘A Voz do Nabão’ (AVN) pode ser consultado no site da Misericórdia, em www.scmt.pt. Para além disso, os interessados podem receber o AVN em versão digital, em pdf, na caixa de e-mail, bastando para isso enviar um e-mail para geral@scmt.pt a solicitar para fazer parte da lista de envio do jornal da Santa Casa em versão digital.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves