“Foram três dias intensos de muitas emoções e novas experiências” que teve o seu ponto alto no dia em que o grupo participou na audiência geral “sentados a poucos metros do Santo Padre”, referiu a Misericórdia de Vila do Conde em nota enviada ao VM.
Durante a audiência, o Papa Francisco saudou “os peregrinos de língua portuguesa, em particular o grupo do Centro de Centro de Apoio e Reabilitação para Pessoas com Deficiência, da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, em Touguinha, e aqui representado sobretudo pelos mais novos, que vieram agradecer a Deus por os ter salvo da Covid-19”.
No final da audiência, os utentes, acompanhados pelo provedor Rui Maia e pelo diretor do centro, Sérgio Pinto, tiveram a oportunidade de conhecer e cumprimentar individualmente o Sumo Pontífice, “que os acolheu com o seu sorriso e toque das mãos”.
Para além da visita ao Vaticano e do encontro com o Santo Padre, o grupo de utentes do CARDP de Touguinha visitaram as principais atrações turísticas de Roma como, por exemplo, o Arco Constantino, o Fórum Romano, a Fonte de Trevi, o Panteão, a Praça Navona, a Praça Veneza e o Panteão.
Esta viagem foi, segundo a Santa Casa de Vila do Conde, “a concretização de um sonho para todos os utentes”, que começou a ser planeado em 2020 quando o centro completou 25 anos desde a sua inauguração, mas que só agora foi possível realizar.
Para angariar fundos para que a realização desta viagem fosse possível, o Centro de Touguinha realizou diversas atividades, como por exemplo, venda de agendas, participação na Feira de Artesanato e da Gastronomia de Vila do Conde.
Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves