- Início /
- Misericórdias /
- Notícias /
- Vila Nova de Gaia | Celebrar aniversário com homenagens e novos irmãos
“Uma honra este reconhecimento como irmão honorário”. Foi deste modo que Manuel de Lemos agradeceu a distinção, referindo ser “um homem de ação” que age sempre “privilegiando as pessoas”. Recuando à época Covid-19, o presidente da UMP voltou a lembrar a importância do setor social, em particular o papel das Misericórdias e dos seus colaboradores.
“Dizer que somos a almofada social é ser minimalista. A nossa almofada é cama, é mesa, é roupa lavada, é trabalho, é formação. E, sobretudo, é carinho, ternura e esperança”, confessou Manuel de Lemos. Para o presidente da UMP, é necessário “continuar a manter o estado de alerta e de preocupação”.
Numa alusão às dificuldades que afetam todo o setor social, fruto da inflação, do aumento dos custos com alimentação e energia e os “justíssimos” aumentos salariais, o presidente garantiu que continua “a acreditar que as Misericórdias de Portugal são incontornáveis para que a sociedade portuguesa seja mais justa e mais solidária”.
Também o provedor da Santa Casa gaiense, Manuel Moreira, reconheceu a importância de remunerações justas. “São pessoas a sentirem e a servirem pessoas e isso exige a devida qualificação dos nossos profissionais, que só é possível se lhes pagarmos bem, para estarem motivados a servir com qualidade, respeito, carinho e amor, como todos merecem”, assumiu o responsável, acrescentando que “as Misericórdias e IPSS querem e pretendem pagar melhor aos seus colaboradores, mas, para isso, é preciso que o Estado aumente significativamente a comparticipação pelos serviços prestados a tantos portugueses”.
O provedor da Misericórdia de Gaia lembrou ainda na sessão solene que Misericórdias e IPSS têm de se empenhar em soluções inovadoras para dar resposta aos desafios do envelhecimento em Portugal. “Temos todos que partilhar a mudança de paradigma e os recursos humanos são essenciais porque são o nosso maior património, nucleares para o nosso sucesso”, referiu.
As celebrações do 94.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia decorreram no Pavilhão Oliveira Lopes. Além das homenagens e intervenções das entidades convidadas, a sessão teve um momento musical, seguido de um porto de honra.