“2 Gerações em terra de sorrisos” é o nome do projeto que a Misericórdia de Vila Nova da Barquinha vai desenvolver através do CLDS 4G. Ao VM, Luís Bento, responsável pelo projeto, disse que este se destina a “apoiar os agregados familiares de baixos rendimentos que tenham crianças e jovens ao seu encargo e ainda a apoiar a população idosa”.
A trabalhar em dois eixos distintos, o CLDS 4G prevê, segundo o responsável, desenvolver 19 tipos de atividades. Qualificação e desenvolvimento das famílias sobre direitos de cidadania, aconselhamento em situações de crise através da mediação de conflitos familiares, mobilização das crianças e jovens para ações sobre estilos de vida saudáveis e integração na comunidade são algumas das temáticas que vão ser trabalhadas.
Junto dos idosos, as ações a realizar serão maioritariamente “socioculturais, de modo a promovermos o envelhecimento ativo, a autonomia das populações idosas e a combater o isolamento” deste grupo. Para além disso está prevista a criação de projetos de “voluntariado vocacionadas para o trabalho com a população envelhecida”, contou o responsável.
Para Luís Bento a implementação deste projeto “é muito importante” pois vai permitir a promoção da “inclusão social das famílias socio e culturalmente mais desfavorecias, promover a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens e simultaneamente combater o isolamento dos idosos” do concelho.
Na sua estreia como entidade coordenadora e promotora do CLDS, a Santa Casa de Vila Nova da Barquinha conta com a autarquia local e com as entidades que fazem parte do Conselho Local de Ação Social (CLAS) local como parceiras.
Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves