Parceira entre UMP e Banco Santander já resultou na entrega de 92 bicicletas de fisioterapia, 9 eletrocardiógrafos e 22 tablets

Depois de um ano de interregno, devido ao surgimento do vírus SARS-CoV-2 que parou Portugal e o mundo, a Volta a Portugal em bicicleta voltou a sair à rua e a percorrer o país. Com o regresso da prova rainha do ciclismo em Portugal, regressou também o apoio prestado pelo Santander Totta, principal patrocinador da prova, às Misericórdias das localidades de chegada da prova, ou concelhos vizinhos, no âmbito de uma parceria iniciada em 2016 com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Na 82º edição da Volta a Portugal, as Santas Casas da Amadora, Cabeceiras de Basto, Famalicão, Meda, Marco de Canaveses, Medelim, Seixal, Valpaços, Vila Flor e Vila Velha de Ródão foram contempladas com a entrega de dois tablets. Também o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão, equipamento da UMP em Viseu, foi este ano agraciado com a oferta.

Esta doação surge no âmbito do protocolo de cooperação, iniciado em 2016, entre a UMP e o Santander, que tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis e o envelhecimento ativo da população sénior apoiada pelas Misericórdias do continente e das ilhas.

À data da assinatura deste protocolo, o presidente da UMP, Manuel de Lemos referiu que “a União das Misericórdias Portuguesas acolheu e aderiu a esta simpática iniciativa, que aproxima diferentes atores da sociedade civil, em nome da coesão social e da qualidade de vida dos mais idosos.”

Inicialmente o protocolo foi assinado por dois anos, mas tem sido renovado ano após ano, o que se traduz na entrega de 92 bicicletas de fisioterapia e 9 eletrocardiógrafos. Mas em anos anteriores o Santander apostou em doar às Misericórdias equipamentos que promovem o bem-estar físico dos seus utentes, este ano, e por força da pandemia e das restrições que se vivem, o banco decidiu oferecer equipamentos informáticos, como explicou ao VM Sofia Freitas, diretora de Marketing do Santander.

“Consideramos que a distância forçada pelas medidas sanitárias de controlo da pandemia é algo muito relevante na vida das pessoas, especialmente na população mais idosa, que vive em lares”. Por isso, continuou, “se podermos ajudar a reduzir distâncias entre famílias, facilitando a comunicação, mesmo que de uma forma simbólica com a entrega de tablets, é algo extremamente gratificante”.

O português Amaro Antunes, da equipa W52-FC Porto, foi o grande vencedor da 82ª Volta a Portugal Santander, que reuniu 18 equipas.

Voz das Misericórdias, Sara Pires Alves