Nas palavras da provedora Patrícia Seromenho, é um verdadeiro “projeto cultural” aquele que foi apresentado no passado dia 18 de abril pela Misericórdia albufeirense, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
O objetivo é “valorizar toda a história da Misericórdia, que é coincidente com a do município, mas também o próprio hospital concelhio, nomeadamente o que são as profissões nesta área”. A ideia é, ao mesmo tempo, “incentivar os nossos jovens para o interesse por estas áreas”, acrescentou a provedora.
Para tal, as obras contemplam a criação de espaços para uma exposição permanente, precisamente sobre a história da Misericórdia de Albufeira, que é uma das mais antigas do país. A isto junta-se outra área para acolher mostras temporárias.
Além disto, prevê-se a existência de um espaço multiusos (que poderá ser palco para reuniões ou congressos, por exemplo), uma ala museológica, um restaurante panorâmico, uma cafetaria e ainda uma loja que vai vender produtos das Misericórdias de todo o mundo.
Se tudo correr como previsto, o objetivo é começar as obras já “em outubro” deste ano. “É essa a nossa expetativa e até já vem com um ano de atraso, mas este é um edificado com características singulares, o que nos obrigou a ter de passar por todas as etapas legais”, explicou Patrícia Seromenho.
Segundo a provedora, prevê-se que tudo esteja pronto no final de 2023, mas, para tal, “vamos ter de ser ágeis”, reconheceu.
Certo é que avançar com estas obras neste conjunto de edifícios que, além do hospital, também inclui uma antiga hospedaria e a ex-sede da Misericórdia de Albufeira, era um objetivo antigo que se transformou agora “num desafio”.
“Este é um projeto de Albufeira para Albufeira e acreditamos que teremos uma cidade diferente depois desta obra: para melhor”, considerou ainda a provedora Patrícia Seromenho.
Quem também concorda com esta afirmação é Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira, que assistiu à apresentação deste projeto. Para o autarca, estas são obras “estruturantes” para o futuro da cidade, uma vez que se trata de uma iniciativa que ajudará “a posicionar a cidade nos próximos anos”. “É fundamental para potenciar a marca Albufeira, também além do sol e praia. Haverá uma cidade com uma nova face após este projeto”, concluiu.
Voz das Misericórdias, Pedro Lemos