No próximo dia 3 de junho vai ter lugar em Santarém a sétima edição das Jornadas “Museologia nas Misericórdias”. Esta iniciativa teve origem na Santa Casa da Misericórdia de Penafiel no ano de 2014 e com a rápida associação da parte da União das Misericórdias Portuguesas já se organizaram sete edições em cidades tão variadas como Crato, Óbidos, Albufeira, Bragança e Beja.

O evento, a realizar na primeira sexta-feira de junho, procura provocar uma reflexão tanto crítica como científica acerca do trabalho realizado mais concretamente pelas Misericórdias que detêm equipamentos museológicos ou que estão em processo de os concretizar.

O programa conta com receção de convidados e participantes às 9h30 e encerramento às 18h. De acordo com o responsável pelo Património Cultural do Secretariado Nacional da UMP, José Augusto Silveira, de manhã haverá algumas intervenções académicas versadas sobre o património pictórico, o restauro na dinâmica dos museus e a importância dos museus como oferta cultural e artística. Depois de almoço, haverá várias intervenções incidindo sobre o tema das realidades museológicas das Misericórdias, com espaço para debate, e ainda decorrerá uma visita guiada à Capela Dourada e Igreja de Jesus Cristo, com direito a momento musical.

A participação é gratuita e sem limites de pessoas por Misericórdia, podendo a inscrição ser feita através do seguinte link: https://forms.gle/bHVzPMbtcUKKPYho7

As inscrições deverão ser feitas até ao dia 26 de maio, de forma a que o almoço, gentilmente oferecido pela Misericórdia de Santarém, possa ser atempadamente preparado.