A intervenção no edifício setecentista ganhou ex-aequo com a reconversão do Palácio do Bolhão no Porto. No total, concorreram a esta categoria 12 projetos nas áreas museológica, religiosa, cultural, geriátrica e infantil.
A reabilitação do Palácio do Raio representou um investimento superior a quatro milhões de euros e deu nova vida a um edifício que se encontrava em avançado estado de degradação. Através de um projeto financiado pelo ON.2 - Programa Operacional Regional do Norte, o projeto assinado pelo ateliê Miguel Guedes Arquitetos incluiu a requalificação do antigo Hospital de São Marcos num novo espaço cultural, inaugurado em finais de 2015.
O ex-líbris da cidade minhota acolhe agora o Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, que além de expor parte do acervo da instituição, dá a conhecer a sua história, missão e atividade ao longo de mais de 500 anos.
A cerimónia de entrega do galardão teve lugar a 7 de abril, numa gala realizada no Palácio Nacional da Ajuda. Esta iniciativa da Vida Imobiliária e da Promevi conta com o Alto Patrocínio do Governo, através da Direção Geral do Património Cultural.