A Misericórdia do Crato convida as suas congéneres a participar nas II Jornadas Museologia nas Misericórdias, no próximo dia 15 de maio. Este encontro insere-se nas comemorações dos 495 anos da Santa Casa do Crato e conta com a colaboração da UMP.
O evento visa refletir sobre a realidade museológica das Santas Casas, mas também assinalar o Dia Internacional dos Museus.
Para o debate são esperadas as presenças de Manuel Bairrão Oleiro, responsável pela Rede Portuguesa de Museus, António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, diretora Regional da Cultura do Alentejo, e Bernardo Reis, responsável da UMP pela área do património cultural.
Do programa consta ainda uma visita guiada à Casa-Museu Padre Belo, da Misericórdia anfitriã, cuja coleção de imagens de Jesus e de todas as manifestações artísticas ligadas ao tema da infância de Cristo, como por exemplo os presépios, é uma das maiores do país.
Com cerca de uma centena de museus e núcleos museológicos, as Misericórdias portuguesas são detentoras de um valioso espólio artístico que conta a história não só das instituições, mas também das comunidades onde estão inseridas. Além disso, estas instituições têm mais mil imóveis considerados de interesse arquitetónico.
O debate irá decorrer na igreja do Convento de Santo António, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é gratuita, não existindo limite de participantes por instituição, mas está sujeita a inscrição até ao dia 8 de maio, através do email: assessoria@scmcrato.com.
O programa está disponível para consulta aqui.