No Dia de Reis, foram várias as Misericórdias a cumprir uma tradição que evoca a visita dos três reis do Oriente a Jesus Cristo recém-nascido.

De norte a sul do país, crianças e idosos uniram as vozes para entoar os cânticos tradicionais dentro e fora de portas.

Em Vila do Conde, um grupo de utentes e colaboradores cantou as Janeiras em vários pontos da cidade e a 9 de janeiro o lar de idosos recebe a visita de três figuras da Igreja da Lapa de Vila do Conde, em representação dos magos do Oriente. Na localidade vizinha de Santa Maria da Feira, o lar de idosos da Misericórdia recebeu a visita da universidade sénior local para uma tarde animada pelos cantares tradicionais.

Mais a norte, crianças e idosos juntaram-se para vivenciar esta tradição secular. Em Valpaços um grupo de idosos dos lares da Misericórdia desloca-se até à creche para cantar no dia 8 de janeiro e em Sabrosa os utentes da terceira idade protagonizaram a peça “Os Reis Magos” para os meninos e meninas da creche.

Em Vagos e São Pedro do Sul, foram as crianças da creche e jardim-de-infância das Misericórdias que surpreenderam os utentes dos lares de idosos com os cânticos tradicionais.

A Misericórdia de Oliveira de Azeméis vai igualmente cantar os Reis e as Janeiras às empresas da zona, ao longo do mês de janeiro. Por seu turno, a Santa Casa de Santarém assinalou a data com um jantar de Reis e uma entrega de presentes aos jovens do Lar de Rapazes, cumprindo a tradição das oferendas dos reis magos.