No Dia Internacional dos Museus (DIM), a UMP destaca o papel dos museus na defesa da “história e aposta na identidade das instituições promovendo os seus valores e missão” e saúda as Misericórdias de Cascais e Évora pela recente inauguração dos seus espaços museológicos.

A este propósito, recorda-se o regresso das VII Jornadas de Museologia nas Misericórdias, em Santarém, no dia 3 de junho, com o apoio da Santa Casa local. Com um interregno de dois anos, devido à pandemia, as jornadas são um convite para aprofundar boas-práticas para a conservação deste património, mas também para refletir sobre os desafios e potencialidades em termos de turismo, coesão do território, sustentabilidade e afirmação da identidade.

Em 2022, as Santas Casas assinalam o Dia Internacional dos Museus com exposições que valorizam o seu espólio secular e incitam ao diálogo com os públicos. Destaque para Coimbra, onde inaugura uma exposição sobre personalidades da história da museologia portuguesa, para Évora, onde está patente até 8 de julho uma mostra sobre paramentaria desde o século XVII, e para o Porto, que propõe recordar os 200 anos da Independência do Brasil.

Em todo o país, a data é comemorada com mais de 300 atividades, desde visitas guiadas e temáticas a exposições, espetáculos, palestras e lançamentos de livros, que visam demonstrar o impacto destes espaços culturais, num mundo em mudança, a convite do Conselho Internacional de Museus (ICOM).