A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) com um convite à reflexão sobre o papel das Misericórdias enquanto “agentes de modernidade, afirmando e defendendo os valores sociais, ambientais, culturais e humanistas”.

Na mensagem enviada a 18 de abril, a UMP lembra a capacidade de renovação destas instituições, em diferentes contextos e lugares, a partir do tema escolhido pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios para a presente edição: “Património em Mudança”.

“A 18 de Abril comemoramos o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, invocando o tema “Património e Mudança”.

As Misericórdias, que assumem há 525 anos uma presença constante em cada comunidade, marcam o território com o seu património construído e com o seu legado de serviço e solidariedade.

Porque sempre se souberam renovar e adaptar aos sinais de cada tempo, as Misericórdias são credoras de um potencial de renovação e inovação, ímpar entre instituições.

Neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, através do património, nas suas diversas realidades, exortamos todas as Misericórdias a assumirem-se como agentes de modernidade, afirmando e defendendo os valores sociais, ambientais, culturais e humanistas.

Os desafios da sustentabilidade convocam-nos a esta postura de cidadania”.

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é uma iniciativa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), cujo tema é “Património em Mudança”, expressando a sua preocupação pela “emergência climática”, como já o tinha referido em 2020.