Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), em 2020, a UMP recorda um conjunto de filmes, produzidos no âmbito do projeto “A Vida dos Outros”, sobre o património das Misericórdias, nas mais diversas vertentes. O terceiro ciclo de filmes que divulgamos, neste âmbito, é dedicado ao património documental e arquivístico das Misericórdias, que guarda memórias valiosas para a história do país e das instituições.

Acompanhe-nos nesta visita-guiada virtual pelas páginas e documentos conservados nos arquivos históricos, que o levarão numa viagem única pelos tempos, lugares e personagens de uma história secular, em Melgaço (na foto), Ponte da Barca e Santarém (na foto).

Aproveite a oportunidade para conhecer o maior projeto de historiografia das Misericórdias, feito em Portugal, resultado de uma parceria entre a UMP e o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, e para descobrir um fenómeno menos conhecido na história das Misericórdias, relacionado com a emissão de papel moeda, no início do século XX.

Os restantes filmes podem ser encontrados no site e canal de Youtube da UMP.