A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) associa-se à comemoração do Dia Internacional dos Museus 2023, assinalado a 18 de maio, com um convite à participação e evocação da efeméride, assumindo como prioridade a defesa de uma “identidade ímpar que, projetada no futuro, garantirá a defesa e a promoção dos valores da nossa missão”.

Em todo o país, as realidades museológicas das Santas Casas, que vão desde museus e casas museu a centros de memória, centros interpretativos, núcleos museológicos ou reservas visitáveis, “são testemunhos do percurso secular das Misericórdias em cada comunidade, que importa promover e vivenciar a bem da sustentabilidade e bem-estar de todos”.

Na presente edição, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) convida a refletir sobre o contributo dos museus para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades através do tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

Este desafio surge no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU) e tem para 2023 metas como a saúde e bem-estar globais, com enfoque na saúde mental e isolamento social, e o combate às alterações climáticas.