A Misericórdia do Fundão retomou a procissão do Ecce Homo, também conhecida por procissão do Senhor da Cana Verde, na quinta-feira Santa, a 2 de abril

A Misericórdia do Fundão retomou a procissão do Ecce Homo, também conhecida por procissão do Senhor da Cana Verde, na quinta-feira Santa, a 2 de abril.

 

Este regresso distinguiu-se pela introdução de pequenas alterações numa tradição cujo trajeto é marcado pela visita a sete ermidas, “quadros vivos da vida de Cristo”. Segundo nota informativa, esta celebração “representa Cristo no momento em que o Governador Romano o pôs a ridículo colocando-lhe na mão um simulacro de cetro (uma cana verde) ”.

Além da passagem pelas ermidas, o cortejo ficou marcado pela leitura das sete palavras de Cristo, interpretadas no final do percurso pela Academia de Música e Dança do Fundão, da Misericórdia. Os jovens músicos enriqueceram a cerimónia com outros momentos musicais ao longo do cortejo.

Foram várias as entidades locais que se associaram a esta iniciativa, entre a autarquia, bombeiros voluntários, junta de freguesia, escuteiros e a Associação Comercial e Industrial do Fundão.