A Misericórdia de Mora transformou um antigo barracão agrícola da Herdade da Barroca num núcleo museológico agro-florestal que guarda as memórias vivas de um povo

O novo espaço, inaugurado a 29 de abril, pretende ser uma porta aberta para as histórias de vida da população do concelho e um espaço de reflexão sobre o futuro de uma região envelhecida.

Na abertura oficial deste equipamento cultural, o provedor da Misericórdia de Mora explicou que o objetivo foi pegar na “história da agricultura, das atividades económicas e empresariais em Mora entre 1900 e 2011 e perceber o impacto que isso teve na população do concelho”.

Segundo Manuel Caldas de Almeida, mais do que resolver problemas no imediato, este museu pretende ser um contributo para inverter a tendência de envelhecimento e desertificação demográfica, que se acentuou a partir dos anos 1980. Por isso, além do contributo para a criação de emprego e dinamização da economia local, é intenção desta Santa Casa integrar o novo espaço nas rotas de turismo e redes de oferta do concelho.