Como reconhecimento do seu notável trabalho de entrega aos outros e defesa dos mais carenciados, a Misericórdia de Nisa homenageou, a título póstumo, o seu ex-provedor José Fraústo Basso

Um ilustre nisense, falecido em 1987, que durante mais de 50 anos assumiu a provedoria desta instituição e deixou uma marca especial na sua história.

A homenagem reuniu dezenas de pessoas, que fizeram questão de se associar a este reconhecimento público, entre as quais personalidades e entidades do distrito e do concelho, e o vice-presidente da UMP, Carlos Andrade, fez questão de estar presente, para além de amigos e familiares do homenageado.

O atual provedor da Santa Casa de Nisa, António Valente, referiu-se ao homenageado como “uma das maiores referências de sempre da instituição”, o qual “durante cinquenta anos fez o bem sem olhar a quem”, afirmou, referindo-se ao período em que José Basso foi provedor.

​Arménio Almeida, presidente da mesa da Assembleia-geral, quis deixar o seu testemunho da importância deste grande homem e amigo, relembrando que o antigo hospital de Nisa, criado por José Fraústo Basso, chegou a ser considerado o melhor hospital do distrito.

Em representação do homenageado estiveram presentes quatro dos cinco filhos e vários sobrinhos que se mostraram emocionados e agradecidos por este ato de reconhecimento.

A filha Assunção Basso foi a porta-voz da família e agradeceu o gesto, afirmando que José Basso tinha “uma grande paixão pelas Misericórdias”, motivo pelo qual a família fez questão de entregar a Carlos Andrade, em representação da União das Misericórdias, duas fotografias de “valor histórico”, da reunião realizada em Viseu, em 1975, na qual foram lançadas as “sementes” do que viria a ser a União.

Carlos Andrade agradeceu o gesto e referiu-se a José Basso como um homem que representava aquilo que são os pilares das Misericórdias, enaltecendo o seu papel e a “clarividência” que teve enquanto grande defensor de uma estrutura que unisse e representasse as Misericórdias, a qual deu origem à UMP.  

Natural de Nisa, onde nasceu a 22 de agosto de 1901, José Fraústo Basso desenvolveu uma vasta obra na área social, em particular como provedor da Santa Casa, e o seu trabalho foi reconhecido em 1982 com a condecoração da Ordem da Benemerência, pelo então Presidente da República, Ramalho Eanes.

               

Reportagem disponível na íntegra na edição de novembro do “Voz das Misericórdias”.