A Santa Casa da Misericórdia de Tentúgal iniciou uma campanha de angariação de fundos online, a 15 de julho, para apoiar a recuperação e restauro do retábulo quinhentista da igreja. A recolha de donativos decorre na plataforma de financiamento colaborativo PPL até 11 de setembro.
Num apelo dirigido aos “amigos da Misericórdia de Tentúgal e do património histórico do nosso país”, a provedora Maria de Lourdes Santiago pede a colaboração e divulgação desta iniciativa, num momento especialmente desafiante para a sustentabilidade da instituição.
Em nota oficial, publicada no site da campanha, a mesa administrativa da Santa Casa alerta para o estado de degradação da obra que “torna imperativo proceder urgentemente a obras de restauro e consolidação do suporte deste belíssimo e majestoso retábulo policromado, em pedra de Ançã, único no país, que conta episódios narrados na Bíblia”.
O retábulo é atração para “inúmeras visitas de turistas, nacionais e estrangeiros, que a Misericórdia recebe durante o ano” e “se nós não socorrermos esta obra perdemo-la mesmo e isso será responsabilidade de todos.”
A obra do Renascimento português, da autoria do arquiteto e escultor Tomé Velho da Lamarosa (1555-1632), encontra-se danificada desde a tempestade tropical Leslie, em 2018, que fustigou igualmente a fachada e telhados da igreja.
Na nota da campanha, a Misericórdia de Tentúgal refere que a igreja “é um edifício emblemático no tecido arquitetónico e monumental da vila e do concelho de Montemor-o-Velho, testemunho da religiosidade do seu povo, do trabalho e do interesse dos seus antepassados”.
Os donativos angariados através desta campanha vão complementar o apoio financeiro concedido pelo Fundo Rainha Dona Leonor, no âmbito de uma candidatura aprovada em 2019, que visa o restauro e conservação da igreja da Misericórdia de Tentúgal.
Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas