A Misericórdia de Galizes prepara-se para criar um centro de acolhimento temporário para crianças e jovens com deficiência, no concelho de Oliveira do Hospital.

O anúncio foi feito pelo provedor Bruno Miranda, durante a IV Gala Dr. António Vaz Patto, onde foram homenageados irmãos, colaboradores, empresas e o município de Oliveira do Hospital.

“O centro de acolhimento temporário para a deficiência é uma das respostas sociais que está em falta a nível nacional e distrital, não há capacidade de resposta. Queremos que a Câmara venha connosco, vamos criar aqui mais uma valência diferenciada e distinta”, referiu Bruno Miranda, citado pela Rádio Boa Nova.

Reconhecendo a necessidade existente no distrito e o trabalho “fantástico feito com amor” pela Santa Casa, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital respondeu favoravelmente a repto lançado pelo provedor. “Estamos disponíveis até porque no distrito de Coimbra não há muitas casas de emergência para ajudar estas crianças. É um trabalho que enobrece a Santa Casa e o concelho. Estou disponível enquanto presidente do município para ajudar a fazer o projeto e financiar a obra”, afirmou José Carlos Alexandrino.

As boas notícias não ficaram por aqui uma vez que o presidente do executivo municipal anunciou ainda o alargamento do período de cedência da antiga escola de primeiro ciclo de Galizes à Misericórdia, de 25 para 100 anos.

O futuro centro de acolhimento temporário para a deficiência deverá ficar instalado num espaço cedido pelo ex-vereador do município oliveirense, Albano Ribeira de Almeida, e sua família, conhecido como a casa do brasileiro, na localidade do Senhor das Almas.

A criação desta nova resposta social insere-se numa estratégia global, definida por Bruno Miranda, como estando “virada para o futuro e consolidada em termos económicos”. A caminho dos 350 anos de história – celebrados em 2018 – a Santa Casa prepara-se para a eleição dos novos corpos sociais no dia 4 de dezembro.

A IV Gala da Misericórdia, dedicada a um benemérito da terra e a uma figura incontornável na história da Santa Casa, contou ainda com a participação de utentes e colaboradores em diversos momentos de animação ao longo da tarde de 27 de novembro.

                   

Reportagem disponível na íntegra na edição de novembro do “Voz das Misericórdias”.