A Misericórdia do Porto inaugurou hortas acessíveis a utentes com mobilidade reduzida, no dia 12 de maio, inspirada no lema “A terra ao alcance de todos: semear mudanças construtivas e positivas”

A Misericórdia do Porto inaugurou hortas acessíveis a utentes com mobilidade reduzida, no dia 12 de maio, inspirada no lema “A terra ao alcance de todos: semear mudanças construtivas e positivas”. Estas hortas estão a funcionar no Centro Integrado de Apoio à Deficiência.

 

Segundo nota informativa, a Misericórdia do Porto pretende promover através da agricultura e jardinagem uma “relação terapêutica e ocupacional com a terra” para levar à letra o nome do espaço: “Mãos à Horta”.

Para facilitar o acesso de pessoas com diferentes tipos de mobilidade aos terrenos, a instituição optou por elevar a terra a três níveis diferentes de altura. Por isso, além das “hortas comuns”, que permitem um trabalho tradicional de cultivo ao nível do solo, os utentes podem usufruir de dois tipos de hortas elevadas. Nas “hortas adaptadas” os espaços de cultivo estão a 80 centímetros do solo para serem utilizados por pessoas em cadeiras de rodas e nas “hortas elevadas” os terrenos estão a 50 centímetros do solo e são rodeados de fardos de palha para os utentes poderem trabalhar sentados.