A editora Pactor lançou em março o livro “Mente ativa, corpo feliz”. Elaborada por psicólogas e terapeutas ocupacionais do Hospital Magalhães Lemos, no Porto, a edição visa ajudar pessoas em idade avançada e/ou com problemas de memória a manterem-se saudáveis e felizes. Sente-se cansado e com problemas de memória? Quer manter o seu cérebro ativo e tem dificuldade em concentrar-se numa tarefa? Se a resposta é sim, este livro pode ser útil.

Segundo nota da editora, as soluções para se conseguir um desempenho mental saudável não são muito complicadas. Na verdade, “a receita é simples” e passa por “incluir na rotina diária das pessoas algumas atividades que as irão estimular cognitivamente, chamar a atenção para os pequenos prazeres da vida, desafiar para novas experiências, promover a gratidão pelas conquistas da vida e incentivar a apreciar momentos de felicidade”.

Destinado a manter o cérebro saudável e ativo e desenvolvido por quatro mulheres (Ana Gonzaga, Humbertina Maia, Margarida Sobral e Teresa Santos), o livro está organizado por semana, com sessões temáticas de janeiro a dezembro, que podem ser iniciadas em qualquer altura do ano.

Cada sessão, referem as autoras na nota introdutória, contém um conjunto de exercícios cujo objetivo é estimular uma de várias funções cerebrais. “No final de cada sessão é feita uma sugestão, destinada a tornar o seu dia diferente dos demais” e, além disso, “alguns exercícios têm soluções que poderá consultar no final do livro”.

As 52 sessões que compõem o livro “Mente ativa, corpo feliz” podem ser realizadas a sós ou com a colaboração de familiares e amigos e não exigem grandes recursos. Para o efeito, as quatro autoras aconselham “que tenha à mão: lápis e borracha, lápis de cor, calçado confortável, chapéu, alguns trocos no bolso e, sobretudo... boa disposição”.

Voz das Misericórdias, Bethania Pagin