Serviço móvel de saúde da Misericórdia do Marco de Canaveses recebeu uma menção honrosa do Prémio Maria José Nogueira Pinto

A Misericórdia do Marco de Canaveses recebeu uma menção honrosa na 8ª edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto com o projeto "Inovação e Sustentabilidade em Saúde Social no Envelhecimento (ISSSE): o Serviço Móvel de Saúde (SMS)". A instituição viu desta forma reconhecido o projeto que assegura cuidados personalizados ao domicílio, desde 2015, numa intervenção multidisciplinar e em rede com as entidades sociais e de saúde do concelho.

Em nota enviada ao VM, a provedora Maria Amélia Ferreira explica que o projeto se distingue pela “resposta integrada ao envelhecimento”, dando cumprimento a uma das metas definidas pela instituição: “cuidar a longevidade na população idosa fragilizada”. “É considerado um projeto ‘tailor-made’ que prioriza a humanização dos cuidados de saúde, numa intervenção integrada de saúde social, centrada na pessoa”, adianta.

Num meio marcadamente rural, o projeto permite identificar e minimizar fragilidades decorrentes do envelhecimento, através de uma atuação integrada de proximidade que garante apoio aos idosos em situação vulnerável e seus cuidadores (formais e informais). Na sua maioria, tratam-se de pessoas sem retaguarda familiar ou em situação de carência económica, com doença crónica ou dificuldades na gestão da doença ou terapêutica.

Segundo a psicóloga Lília Pinto, o programa criado em 2015, Serviço Móvel de Saúde, estrutura-se em três grandes áreas, adaptadas às necessidades dos idosos e cuidadores: SMS Mais Cuidadores, focado no aumento da literacia dos cuidadores; SMS Mais Green Care, que privilegia uma intervenção não farmacológica, centrado no contacto com a natureza e atividades intergeracionais; e Rural SMS To Care, mais dedicado à fisioterapia e reabilitação no domicílio.

A intervenção é assegurada por uma equipa multidisciplinar, com formação nas áreas de serviço social, psicologia, nutrição, terapia ocupacional, fisioterapia, enfermagem e farmácia, que garante a manutenção da autonomia, integração social e promoção da qualidade de vida dos utentes.

No âmbito da distinção do Prémio BPI La Caixa Seniores, em outubro, a Santa Casa vai ainda alargar o leque de serviços a consultas de especialidade, presenciais (gabinete ou domicílio) e em regime de teleconsulta, com recurso a tablets e apoio de voluntários e cuidadores. O objetivo, segundo a gestora do projeto, Lília Pinto, é colmatar “falhas no encaminhamento para consultas de especialidade nos hospitais” e oferecer uma resposta de proximidade aos idosos, incluindo beneficiários do SMS e também pessoas encaminhadas por outros serviços do concelho.

De modo a minimizar os contactos presenciais e possíveis fontes de contágio de Covid-19, a instituição decidiu ainda elaborar um conjunto de vídeos educativos dirigidos aos cuidadores, com estratégias para diminuir a sobrecarga emocional, procedimentos para melhor cuidar, atividades para estimular a mente, entre outros, que estarão prontos no final deste ano.

Desde a sua implementação, o serviço móvel de saúde já apoiou cerca 330 idosos e 75 cuidadores e permitiu alcançar ganhos em saúde, gestão da medicação, melhoria do estado físico, emocional e cognitivo, redução de custos e relação de proximidade para os idosos, somando distinções do Prémio BPI Seniores, Maria José Nogueira Pinto e Fidelidade Comunidade.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas