Portugal recebe pela primeira vez a ‘Longevity Med Summit’, nos dias 4 e 5 de maio, para partilhar conhecimento e encontrar soluções tecnológicas e inovadoras nas áreas da longevidade, medicina regenerativa, genética, nutrição e terapias variadas. Durante dois dias, o evento reúne profissionais de saúde, investigadores, decisores políticos e investidores em conferências, palestras e momentos de partilha de ideias, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Entre eles, o vice-presidente da UMP, Manuel Caldas de Almeida.

Ao VM, Jorge Lima, fundador da Unipeer Solutions e responsável pela cimeira internacional, sublinhou que o foco do evento é a “medicina de longevidade”, através da partilha de soluções em áreas como a medicina regenerativa e preventiva, turismo de saúde, biotecnologia e inteligência artificial.

Neste contexto, considera prioritário envolver as Misericórdias no debate e mudança de paradigma enquanto “elo de ligação com todo o ecossistema de saúde e com as comunidades onde estão inseridas, ao lado dos governos e gestores de politicas públicas, que vêm ao evento em busca de como adaptar os espaços, nesta interligação de cuidados”.

Para Jorge Lima, a resposta aos desafios do envelhecimento e longevidade exige, por parte destes agentes, um “novo olhar sobre a saúde, de forma preventiva e interligada, para evitar doenças nos primeiros estágios da vida”. Num país, que regista dos índices de envelhecimento mais altos da Europa e do mundo, o CEO da Unipeer Solutions considera preocupante “termos desde cedo, a partir dos 50 anos, doenças associadas ao envelhecimento celular”.

Segundo o mesmo responsável, a escolha de Portugal para anfitrião deste evento com amplitude internacional deve-se não apenas a esta realidade, mas também ao facto de o país ser um polo de experimentação para empresas e um “excelente hub de tendências para colocar em práticas novas soluções e políticas, tendo em conta a nossa população”.

Para mais informações sobre o programa, oradores e inscrições até ao dia 15 de abril (preços a partir de 190 euros) consultar página oficial do evento em https://www.longevitymedsummit.com/.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas