A Misericórdia de Penalva do Castelo apresentou um projeto de recuperação do antigo hospital e centro de saúde da vila, junto da autarquia, no início de outubro. O novo projeto está orçado em cerca de 900 mil euros e prevê a construção de uma unidade para idosos com demências.
Segundo o provedor Michael Baptista, esta nova estrutura especializada visa melhorar a qualidade dos serviços prestados aos utentes com demências que atualmente residem no Lar Nossa Senhora da Misericórdia. “Se Portugal pretende estar ao nível dos países mais desenvolvidos, tem de continuar apostar, com visão de futuro, no bem-estar e conforto dos cidadãos em situação de dependência, com a implementação de estruturas preparadas para as diversas respostas sociais”, justificou.
Desta forma, a Santa Casa espera igualmente contribuir “para o desenvolvimento social do concelho e da região” recuperando um espaço onde outrora funcionou o hospital da Misericórdia (1954-1974) e o centro de saúde da vila.
A execução da obra está dependente de uma candidatura ao novo quadro comunitário (Portugal 2020) e do apoio financeiro da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e poderá estar concluída em 2017 caso sejam cumpridas todas as garantias de financiamento.