Aberta desde 20 de novembro de 2020, a unidade de cuidados moderados, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso já prestou apoio a 348 pessoas com Covid-19. Instalada nas antigas instalações da residência universitária do Instituto Superior de Saúde (ISAVE), na vila, a unidade foi criada para libertar pressão sobre os hospitais da região. Durante o mesmo período também foram apoiados 26 doentes não-Covid.

Segundo comunicado da instituição, a unidade encontra-se neste momento totalmente esgotada. O acordo inicial, por 3 meses, previa uma utilização de 60 camas e a renovação do acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte é realizada mensalmente, em função das necessidades do momento.

A mesma nota refere que a Santa Casa da Póvoa de Lanhoso estabeleceu, no início do mês, um acordo com o Hospital de Braga para a prestação de serviços médicos de internamento de utentes não-Covid. O acordo prevê a utilização de 20 camas para este tipo de doentes.

“A Misericórdia da Póvoa de Lanhoso encontrou, assim, mais uma forma de dar corpo à sua missão, cooperando com o Estado no combate à pandemia”, conclui a nota.
 

Recorde-se que a unidade de cuidados moderados (UCM) da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso foi montada em apenas uma semana. A residência onde está instalada a UCM foi cedida pela autarquia e em sete dias foi possível proceder à adaptação e medicalização deste espaço, com a capacidade de 80 quartos individuais com todos os equipamentos médicos e dispositivos necessários para o tratamento dos utentes, podendo, se a situação pandémica piorar, ampliar a sua capacidade até 160 camas.

A UCM representou um investimento na ordem dos 200 mil euros para a aquisição de equipamento variado e a contratação de 40 enfermeiros, 50 auxiliares de ação médica e 20 médicos.