A Misericórdia da Redinha viu aprovada uma candidatura ao Programa de Parcerias para o Impacto, que visa desenvolver uma resposta de proximidade para as pessoas idosas em situação de isolamento social, a residir nas freguesias do concelho de Pombal.

Em nota informativa, a instituição mostra-se convicta de que o projeto “Proximidade representa um passo inigualável no que respeita à intervenção desenvolvida no processo de envelhecimento e na inclusão social das pessoas idosas”.

A intervenção de proximidade vai ser assegurada junto de 133 pessoas sinalizadas no concelho, com uma abordagem focada na capacitação e adaptação ao processo de envelhecimento, de forma a retardar as perdas de autonomia, bem como a promover o bem-estar e participação ativa dos utentes na sociedade.

No terreno, o apoio vai ser prestado por uma equipa multidisciplinar constituída por uma gerontóloga social, assistente social, psicóloga clínica, enfermeira, nutricionista, ajudante familiar e assistente administrativa.

O projeto conta com 24 investidores sociais, entre empresas, juntas de freguesia, o município de Pombal, Fundação Ageas – Agir com Coração e a COPOMBAL – Cooperativa Agrícola do Concelho de Pombal, e resulta de uma candidatura à tipologia 3.33 - Programa de Parcerias para o Impacto (Portugal Inovação Social), realizada em junho de 2021.

Os protocolos com estes investidores sociais vão ser assinados nos Paços da Câmara Municipal de Pombal, no dia 1 de fevereiro, data em que a equipa inicia funções.

Nos últimos anos, a Misericórdia da Redinha apostou em diversos projetos (Rede, (Con)viver) que alargaram o âmbito da sua intervenção junto da comunidade, em particular junto dos idosos em situação de isolamento social e geográfico, recorrendo a parcerias locais e candidaturas a financiamentos externos. Em curso, está ainda a L.U.I.S.A. – Unidade de Intervenção e Apoio no Luto, com término previsto a 31 de dezembro de 2022.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas