Com início em junho de 2024, a operação ‘Capacitação UMP-Misericórdias’ comporta um conjunto de atividades que, na sua diversidade, se complementam e interrelacionam. De uma componente tecnológica de interação da UMP com as Misericórdias, passa por uma análise à gestão e funcionalidade dos seus processos administrativos e financeiros, até à abordagem de uma estratégia de comunicação, indispensável à relação entre instituições, onde se reclama a afirmação de uma identidade conjunta, forte e mobilizadora.
No âmbito da operação PESSOAS FSE+ 00343100, as atividades a desenvolver são: ‘Plataforma Rede UMP - Impacto da Implementação e upgrades das funcionalidades’; ‘Auditorias de Gestão’; e ‘Campanha Obras de Misericórdia e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’.
Com este esforço, e na sequência de ações desenvolvidas em anteriores operações (iniciadas em 2015), a UMP pretende reforçar o serviço que presta às Misericórdias, afirmando, ao mesmo tempo, a identidade e valia do setor social em Portugal.
O projeto ‘Capacitação UMP-Misericórdias’ é financiado pelo Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão (PESSOAS2030), no âmbito da tipologia 'Capacitação dos parceiros da Economia Social do Conselho Nacional para a Economia Social (CNES)'.