Criado em 1989, este centro da UMP tem capacidade para acolher 192 pessoas com idades entre os três e 65 anos.

O Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II (CJPII) tem já uma vasta experiência no apoio a pessoas portadoras de deficiência.

Criado em 1989 e com capacidade para acolher 192 residentes, a sua equipa técnica é composta por 212 pessoas. Além do lar residencial, o CJPII tem também um centro de atividades ocupacionais.

Os residentes do CJPII têm idades entre os três e 65 anos e o trabalho desenvolvido tem em atenção a idade, mas também as necessidades específicas de cada um.

No âmbito da saúde, o centro dispõe de um serviço de reabilitação cujo trabalho incide sobre aspetos como a funcionalidade, a autonomia, a participação, as capacidades e o desempenho dos residentes do CJPII.

No CJPII funciona ainda a Escola de Educação Especial Os Moinhos, que recebe utentes cujas necessidades não encontram resposta nos estabelecimentos de ensino formal.

O Centro João Paulo II tem a certificação de qualidade EQUASS Excellence.

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Se pretende apresentar uma sugestão ou reclamação sobre os nossos serviços poderá fazê-lo presencialmente no Centro João Paulo II ou através do site www.livroreclamacoes.pt

Missão

A missão do Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II é cuidar de crianças, jovens e adultos portadores de multideficiência, proporcionando qualidade de vida, bem-estar e integração na comunidade.

Visão

O Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II pretende ser uma instituição de referência, mantendo elevados níveis de qualidade na prestação de serviços na área de multideficiência, com vista a uma efetiva inclusão na sociedade.

Valores

  • Integridade na dedicação à missão, respeito pelos colegas e residentes, responsabilidade na ação e imparcialidade no tratamento;
  • Dignidade na aceitação e no respeito pela individualidade de colegas e residentes;
  • Justiça na igualdade de oportunidades;
  • Confidencialidade da informação dos residentes e dos serviços que lhes são prestados;
  • Inovação no desenvolvimento de práticas com vista à melhoria contínua;
  • Cooperação intra e interinstitucional com vista a acrescentar valor ao resultado da prestação dos serviços.

Política de Qualidade

Os serviços prestados pelo Centro de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II devem satisfazer consistentemente as necessidades e expectativas dos seus residentes e restantes partes interessadas. Neste sentido, a Administração compromete-se a:

  • Dignificar as capacidades das pessoas com deficiência dando-lhes a oportunidade de serem atores no seu percurso de vida;
  • Promover a melhoria da qualidade de vida dos nossos residentes;
  • Aumentar os níveis de satisfação dos nossos residentes, famílias, parceiros e colaboradores;
  • Reforçar a organização interna, formar e motivar os colaboradores, disponibilizando meios e recursos necessários ao bom desempenho das tarefas inerentes às suas funções;
  • Promover uma crescente cooperação intra e interinstitucional;
  • Desenvolver atividades inovadoras que permitam melhorar os serviços prestados aos nossos residentes e restantes partes interessadas;
  • Cumprir os requisitos e melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade.

Escola de Educação Especial Os Moinhos

A escola surgiu para dar resposta a um elevado número de crianças e jovens, em idade escolar, com necessidades educativas especiais

A Escola de Educação Especial Os Moinhos pertence à UMP e iniciou a sua atividade no ano letivo 2000/2001.

Criada a partir do CJPII, a escola surgiu para dar resposta a um elevado número de crianças e jovens, em idade escolar, com necessidade de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, com dificuldades acentuadas e persistentes ao nível da comunicação, interação, cognição e aprendizagem, residentes no centro e que não tiveram possibilidade de ser inseridos em outras estruturas escolares, especiais ou regulares, existentes na comunidade.

Os seus objetivos de ação educativa são normalizar o mais possível o desenvolvimento músculo-esquelético, desenvolver capacidades psicomotoras e competências comunicativas, aumentar o grau de autonomia e socialização.

Além de atividades curriculares, a escola também disponibiliza atividades de complemento curricular e extraescolares como a hipoterapia, o snoezelen e a hidromassagem, assim como atividades de verão variadas.

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