Qualificar pessoas e capacitar instituições para serviços de excelência

O Centro de Formação Profissional da UMP promove continuamente um programa de formação para habilitação, inicial e contínua, de recursos humanos e para a capacitação e qualificação das Misericórdias.

A atividade enquadra trabalhadores das diferentes categorias profissionais das Misericórdias, bem como dirigentes e voluntários. Numa perspetiva de sustentabilidade das instituições, são ainda promovidos programas de capacitação e formação-ação.

O Centro de Formação Profissional da UMP assume como prioridade a formação dos trabalhadores das Misericórdias, investindo no aumento das suas competências pessoais e profissionais, não descurando, ainda assim, todos os que, por diferentes razões, não entram em processos de qualificação, mas que necessitam igualmente de formação.

Numa outra frente de atuação, desenvolve um conjunto de iniciativas qualificantes que permitem acrescentar valor à atividade das Misericórdias. Neste contexto, a ação do Centro de Formação Profissional é reforçada pelos Programas de InFormação e Sensibilização.

No âmbito da certificação da UMP (DGERT-2726/2017), a formação é dirigida para as áreas da infância e juventude, terceira idade, saúde, deficiência, voluntariado e património cultural.

A atividade é desenvolvida com a seguinte metodologia:

  • Diagnóstico de necessidades efetuado junto de todas as Misericórdias
  • Acompanhamento e monitorização local das ações formativas
  • Inclusão de meios tecnológicos e informáticos nos processos formativos
  • Atualização dos planos curriculares
  • Avaliação
  • Atualização de conteúdos e definição dos manuais de formação

Em todo o processo, seguem-se os princípios orientadores da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e os conteúdos do Catálogo Nacional de Qualificações.

No âmbito desta atividade, asseguramos as representações e parcerias institucionais com um número significativo de entidades, como Instituto do Emprego e Formação Profissional, ANQEP, Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), Confederação Portuguesa de Economia Social, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e Estrutura de Missão Portugal Digital.

Mais informações através do email ceforcordia@ump.pt

 

Voltar